Como será que Dan Olweus e Heinz Leymann, em 1978, chegaram ao termo bullying? E onde será que eles observaram o primeiro caso deste comportamento? Como mostra a literatura, o termo bullying deriva da palavra bully, que quer dizer valentão. Porém, antes de se chamar bullying, o fenômeno se chamava mobbing, assim como nos animais. Todavia, em comportamento animal, mobbing é observado principalmente em aves. Isto ocorre quando um grupo de aves se juntam para atacar um predador. Isso mesmo, para atacar um predador. Não escrevi errado, não. Não só as aves apresentam tal comportamento. Outros grupos de animais também assim fazem. Muitas vezes, assistindo canais que mostram a "vida selvagem", vemos histórias, muitas vezes curiosas, de um bando de zebras que ataca um leão ou guinu para salvar um filhote que estava prestes a se tornar comida. Podemos achar fofinho, que eles estão protegendo o bando, ou o filhote, mas eles estão praticando mobbing.
Lembrando, que no mundo animal não existe moral, ou seja, nada é bonito ou feio, bom ou mau, apenas é. Assim sendo, o predador não é mau, muito menos aqueles que praticam mobbing.
Mas como houve o salto deste comportamento, até chegar no bullying "agressivo" que vemos hoje?
Cenas do próximo post.
É interessante pensar que alguns aspectos do comportamento humano são observados em outros animais.
ResponderExcluirUma vez eu li na Superinteressante que há casos de estupro em algumas espécies de animais. Se não me engano, foi observado em patos e cavalos marinhos que havia situações em que o macho usava a sua força para forçar a fêmea a copular com ele. Se isso é considerado terrível pela nossa sociedade dotada de consciência, no mundo animal é normal.
O mesmo deve valer com o bullying/mobbing. Seria interessante encaixarmos estas características do comportamento animal com o evolucionismo e a propagação da espécie. Por exemplo, de que modo o mobbing e o "estupro" ajudam na propagação da espécie?
Ah, e estou curioso pelo próximo post...
Samuel, o estupro é um termo delicado. Em comportamento animal, chamamos de cópula forçada. Não só nessas espécies que você citou há esse tipo de comportamento, mas em muitas espécies de primatas podemos observá-lo também. Em termos evolutivos, podemos dizer que os comportamentos apresentados foram selecionados por uma pressão evolutiva, assim sendo, em sua maioria, auxiliam na perpetuação da espécie e propagação dos genes. Com o mobbing, claramente, observamos a diminuição da taxa de predação, e, consequentemente, maior taxa de sobrevivencia e oportunidade para cópulas e perpetuação dos genes. Mobbing é um comportamento seletivo também, só fará animais que vivem em grupo, aumentando, assim, os benefícios da vida em grupo.
ResponderExcluir