domingo, 15 de maio de 2011

Responsabilidade do cyberbullying

Uma das formas de se fazer bullying é através de meios de comunicação virtuais, como sites de relacionamento, twitter e sms (mensagem de texto no celular). Esse comportamento tem um nome específico, cyberbullying. Diferentemente do bullying, o cyberbullying já pode ser assim considerado, com apenas uma ocorrência. Ou seja, uma única mensagem que eu receba no meu celular dizendo, por exemplo "Te odeio", já é considerado cyberbullying, podendo ser anônima ou não.

Mas de quem é a responsabilidade por este ato?

Normalmente, esse tipo de comportamento ocorre fora da escola: em casa. Assim sendo, os pais que devem se responsabilizar. Mas o que fazer? Vigiar os filhos 24h? Não. Além de educá-los do que é certo e errado, mesmo no ambiente virtual, é importante que os pais tenham acesso às páginas de relacionamento e celular de seus filhos, fazendo uma supervisão discreta, sem interferência direta. Cada dia mais venho pedindo a interferência dos pais na vida de seus filhos, para que passem mais tempo juntos, facilitando a comunicação. Pois, só assim, poderemos agir em uma das frentes para se evitar o bullying e o cyberbullying, a nossa própria casa!

2 comentários:

  1. Existe muito cyberbullying no twitter!

    Os jornalistas esportivos da ESPN vivem sofrendo! Tem dois, em especial, o Flávio Gomes e o Mauro Cezar Pereira, alguns dos melhores do Brasil, que tem opiniões geralmente diferentes das habituais... Eles vivem recebendo mensagens como "Sua opinião é ridícula", "Você é um otário" e coisas do tipo... O Mauro vive bloqueando esses caras, e os chama de "protozoários digitais"...

    Cyberbullying é bem mais fácil, pois basta o cara ter internet, criar um perfil fake de qualquer rede social e sair disparando as farpas contra quem quiser...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Samuel, mesmo sendo um direito nosso, previsto na constituição, de que todos somos livres para expressarmos nossa opinião, muitos que exercem esse direito são punidos principalmente através da internet. Mas eu me referia, com o cyberbullying, a comportamentos que chegam ao ambiente virtual, mas que tem como pano de fundo o ambiente escolar.

    ResponderExcluir