segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bullying X Brincadeira

Após um mês sem me pronunciar perante os acontecimentos, volto para frizar a diferença de bullying e brincadeira.
Vamos lembrar e contar inclusive para o senador Requião, que um comportamento só pode ser considerado bullying  quando cumpre certos pontos, como:
1) Desigualdade de poder (bonito e feio, forte e fraco, tímido e sociável, etc)
2) Não haver razão evidente e intencionalidade
3) frequência da ocorrência, minimamente três vezes
Então, vamos nos policiar para não sair dizendo por aí que qualquer comportamento de intimidação, chacota ou brincadeira é bullying. Precisa de muito mais do que isso para ser considerado assim.
Outra coisa que eu quero abordar é o papel dos filhos/alunos perante os pais/professores. Alguns alunos me procuram dizendo que estão sofrendo bullying, mas quando me contam o ocorrido, percebo que não pode ser considerado assim, muitas vezes, o que ocorre é uma situação isolada de brincadeira de mau gosto. Claro que isso pode evoluir para bullying, mas é nessa hora que os pais e professores entram para educar. Mas para que isso ocorra é de extrema importância que o filho/aluno conte exatamente o que ocorreu, sendo verdadeiro, para facilitar a ação do adulto. Muitas vezes, sem perceber as consequências, os filhos/alunos aumentam o ocorrido fazendo com que os pais/professores passem por mentirosos ou mesmo extremistas.
Ou seja, pessoas, tomem cuidado com o uso do termo bullying e como contar sobre o episódio sofrido. Tente ser o máximo possível fiel aos acontecimentos!

2 comentários:

  1. Oi Luiza

    Pois é, depois que eu comecei a ler o seu blog eu vi que eu tinha uma idéia errada do que era o Bullying... Mas o seu blog mudou isso! hehehehe!

    Eu tenho post novo no meu blog tbm! Beijããão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Samuel!
    Fico muito feliz de ter podido lhe ajudar. Espero poder ajudar mais pessoas também. Repasse a outros o que você aprendeu, ok?! Assim teremos cada vez mais pessoas sabendo exatamente o que é o bullying.

    ResponderExcluir