Ao assistir ao episódio 11 da 5ª temporada do seriado The Big Bang Theory, refleti, mais uma vez, sob o tema bullying. Neste episódio, um dos personagens, Leonard, se vê perante a possibilidade de reencontrar um dos bullies que marcou sua vida escolar. O personagem faz uma lista das 14 piores coisas que o bullie fez contra ele. O que mais chama atenção neste núcleo não é a quantidade de coisas ruins feitas pelo bullie, mas a lembrança fresca e intensa de Leonard, bem como seu continuado temor do bullie, mesmo após tantos anos. Será que as vítimas, mesmo passado anos e a vida tendo seguido seu curso, continuam revivendo em suas memórias as situações passadas?
Em outro núcleo, outra personagem, Penny, se arrepende de ter feito bullying com algumas colegas da escola. Após tantos anos, ela nunca tinha percebido que as "brincadeiras" que havia feito com as colegas não eram tão engraçadas assim. As atuais amigas, que sofreram bullying em suas vidas escolares é que chamam sua atenção para a gravidade de seus atos.
O que quero dizer com tudo isso? Bullying deixa consequências, mesmo passados anos, quem sofreu lembra. Porém, isso não é tão verdade para quem pratica. São poucos os que tomam consciência e se arrependem de verdade do que fizeram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário