Estudos vem mostrando a grande importância dos pais na vida de uma criança. (ex.: http://www.jstor.org/pss/1128973). Se um dos nossos anseios é a diminuição do bullying, precisamos prestar mais atenção nos exemplos que estamos dando aos nossos filhos e alunos. Segundo o IBGE, a figura mais importante na vida de uma criança, são seu pais, por mais que ela negem isso. Em sugundo lugar, os professores. Sé em terceiro lugar é que vem a televisão. Ou seja, os grandes formadores de opinião para as crianças ainda são os pais.
Então, imaginemos dentro do carro a mãe, o pai e a criança; todos a procura de uma vaga no estacionamento de um shopping em pleno sábado a tarde. Depois de horas rodando a procura, finalmente avista-se uma vaga. Obviamente essa visão não é um previlégio seu. O carro que está na outra ponta do estacionamento, vem de ré e pega essa vaga. Depois de horas de irritação procurando a bendita vaga, o motorista não se controla e inicia uma discussão como o outro motorista. Não interessa quem está com a razão. Para a criança, isso é mais um exemplo de que através da discussão, do grito e até da violência, situações podem ser resolvidas. Claro que a criança não tem consciência disso, mas já é um incentivo a práticas do bullying.
A partir de agora, tome um calmante antes de sair com seu filho para o shopping sábado a tarde. E lembre-se, não é somente em momentos extremos, como esse, que servimos de exemplo, mas a todo instante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário