quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Primeiro Post

Olá a todos!

Como primeiro post desse blog, queria explicar um pouco o que pretendo ao criar mais um, com a temática bullying. Defendi há um pouco mais de 1 mês minha dissertação que teve como um dos assuntos, o estresse escolar. Venho pesquisando o tema há aproximadamente 4 anos, e vejo diversas áreas se interessando por programas anti-bullying ou mesmo ações para divulgação do fenêmeno. Da mesma forma, nas minhas palestras, sou muito questionada por pais e educadores preocupados em obter mais informações para melhor lidarem com essa comportamento agressivo.
Enquanto pesquisava, senti falta de livros, blogs, sites, grupos de discussão que divulgassem ou mesmo abordassem o bullying por uma perspectiva mais científica. Logicamente que sei da importância e enalteço os profissionais e meios de comunicação que se disponibilizam a divulgar e informar o público em geral sobre as consequência do bullying. Todavia, muito vem sendo falado sem o devido embasamento teórico, o que me preocupa.
Sei que posso ter um olhar acadêmico, devido a minha formação, mas exatamente por esse fato, creio que possa dar uma contribuição de forma diferenciada ao público que anseia pelo término, ou mesmo diminuição da incidência desse comportamento que tantas consequência negativas pode trazer ao ser humano.
Por fim, vou me apresentar. Sou bacharel em Ciência Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia na mesma Universidade. Minha monografia e dissertação abordaram o estresse escolar, aqui entitulado bullying. Esse projeto foi desenvolvido dentro da base de pesquisa de Psicologia Evolucionista, orientado pela Profa. Maria Emilia Yamamoto (UFRN) e pela profa. Emma Otta (USP).
Assim, me coloco a disposição, para juntos desvendarmos mais sobre o bullying e como detê-lo.

Um comentário:

  1. Mto boa idéia a criação do blog!
    Assisti a defesa de mestrado dela e certifico que ela fala com conhecimento de quem realmente trata o assunto a sério e n tem mtas fontes de discussão, conhecimento e até divulgação sobre o fato!

    Vou fzr a propaganda fácil do blog! =)

    Parabéns Lu! Ótima idéia!

    ResponderExcluir