Pessoal, lembra que uma das melhores estratégias para combate ao bullying é a informação?! Pois convido a vocês a me ajudarem na divulgação real do que é esse comportamento. Esse final de semana fiz um curso no qual citaram o bullying, mas de forma bem errada. Um dizia que pegar no pé do colega pode ser considerado bullying, então outro disse que só pode ser considerado bullying quando tem agressão física.
Não imaginava que mesmo com as campanhas em massa, tantas pessoas ainda não conhecem o que realmente é bullying.
Até que no final do curso veio a pérola. Não podemos cometer bullying, porque podemos ser processados.
O processo, ao meu ver, é o que menos importa. É uma forma de coibir, mas há muitas outras justificativas para não se praticar bullying.
Por favor, assim que você tiverem uma oportunidade, me ajudem a divulgar o que realmente é bullying. É uma forma de ajudarmos os que sofrem e os que acham que sofrem com esse fenômeno.
Bullying é uma atitude agressiva em relação a outra pessoa, com a intenção de intimidar. Por exemplo, um cara saradão chamar um baixinho mirrado para a porrada é bullying.
ResponderExcluirObserve que não citei aqui o fato de haver a agressão física. O simples fato do saradão chamar o mirrado para a porrada o intimidando já é característica de bullying (ou estou errado, Luiza?).
Uma outra situação de bullying é um professor de universidade chamar um aluno de fraco (situação pela qual passei nos meus tempos de graduação).
Quero apenas ressaltar que para ser caracterizado bullying, é necessário seguir aquelas três premissas que já falamos. Do contrário, muitos poderão achar que só o fato de haver um xingamento uma única vez, já é bullying.
ResponderExcluirSamuel, agradeço o seu comentário e desejo mais sorte com os professores da próxima vez.