domingo, 7 de agosto de 2011

O que pode incitar o bullying?

Hoje, ao assistir o Fantástico, me deparei com uma matéria sobre jogos violentos. Um dos assuntos que abordo nas palestras para as escolas é exatamente fatores que podem influenciar um jovem a praticar bullying, falando de jogos e filmes violentos.
Nós temos por hábito achar que tudo é regra, ou seja, se você jogar esses jogos de vídeo game violentos, você terá um comportamento mais agressivo, ou não. Mas não é tão linear assim. Os jogos e filmes violentos se jogados e assistidos com frequência PODEM (não é regra) dissensibilizar, quem os utiliza, quanto à violência. Ou seja, quanto mais tempo você estiver exposto a situações violentas, mesmo que de forma fictícia, você tende a achar isso mais normal e ver com mais naturalidade o fato. Porém isso não faz de você um agressor em potencial, mas também não quer dizer que nunca acontecerá.
O que eu quero deixar claro com tudo isso é: não é ação e reação. Não é pelo fato do seu filho jogar jogos violentos, com mortes e tiros que fará dele um agressor ou atirador. Há outros fatores envolvidos nesses comportamentos. Mas não devemos ignorar o fato da dissensibilização à violência. Não podemos criar crianças e adolescentes que acham comum um homicídio ou um assalto a mão armada. Não podemos criar pessoas passivas à violência, que é o que esses jogos, em sua maioria, podem, com mais veemência, causar.
Em uma das palestras, ao dizer tudo isso, um menino fez a colocação de que ele fazia uso desse tipo de jogo como uma forma de extravasar as angústias e raivas que ele passara durante o dia. Eu, então, disse a ele para jogar futebol ou alguma outra atividade que consumisse mais a energia física dele, e não só a mental. Existem outras formas de canalizarmos nossas energias, que não vídeo games violentos.

2 comentários:

  1. Boa resposta, Luiza. Ele inclusive pode extravasar a raiva jogando outro jogo, sem necessariamente ser esses de tiro. Eu extravaso jogando um simulador de F1, chamado GP4... É um EXCELENTE jogo! Inclusive os simuladores de corrida estão entre os jogos recomendados pelos psicólogos estudiosos dos efeitos dos jogos de tiro na mente de quem os joga (isso, pelo menos, eu li uma vez numa revista que falava sobre esse tipo de jogo, no auge do Counter Strike).

    ResponderExcluir
  2. Ah, viu?! Obrigada Samuel. Então, podemos incentivar que os nossos filhos e alunos joguem jogos mais saudáveis de vídeo game! Já que alguns insistem nessa forma de extravaso de energia.

    ResponderExcluir