quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Two and a Half men

Não creio que a série Two and a Half men seja lá muito educativa, mas no 1º episódio da 5ª temporada o assunto principal é a primeira aula do Jake no Junior High, que equivale ao antigo colegial e atual Ensino Fundamental II. Seu pai, Alan, tenta lhe prevenir sobre o que pode lhe ocorrer e cita diversas formas como o filho pode sofrer bullying. O termo não é utilizado, mas o fato é que seu pai, que sofreu muito bullying na escola, passa todos os seus receios e medos para o filho. Assim, o pobre garoto vai morrendo de medo para sua aula. Resumindo, ele falta ao primeiro dia de aula apavorado com as coisas que o pai havia lhe falado e com as atrocidades que pudesse sofrer.
Qual comparação eu quero fazer? 
Por mais que os pais queiram alertar seus filhos sobre o que eles podem sofrer na vida, eles não podem proibir seus filhos de terem suas próprias vivências. O que os pais devem fazer é escutar seu filho, mostrar que podem confiar neles, e quando o filho vier pedir conselhos ou questionar sobre o que fazer em dada situação, aí sim os pais devem ajudar, mas sem trazer o problema para eles.

2 comentários:

  1. Isso é fundamental. A melhor forma de criar e ensinar os filhos é através da análise do que ele tá sentindo... Se ele tiver com pouca confiança e muito tímido, pode estar sendo vítima de bullying... E aí cabe uma conversa com ele, para ele expor os sentimentos, e por aí vai. Inclusive em estimulá-lo a ser o mais fiel possível aos fatos. Concordância entre pai e mãe na hora de criar o filho, inclusive, ajuda muito.

    Uma situação muito comum, que pode incitar insegurança, é um colega do colégio que exclui uma vítima de bullying agir totalmente diferente quando a vítima está diante dos pais, ou diante de outro círculo social. Isso aumenta bastante a confusão na cabeça da vítima...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Samuel. Definitivamente a proximidade entre pais e filhos ajuda e muito a lidar com esse fenômeno que é o bullying.

    ResponderExcluir