quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Diferença entre meninos e meninas

Será que o bullying é semelhante para meninos e meninas? E as consequências, são iguais?
Como já falamos anteriormente, o bullying praticado pelos meninos é direto, normalmente de forma física, mais fácil de ser observado. Já entre as meninas, ele é mais sorrateiro, indireto, social, através de rumores e fofocas. Isso não quer dizer que os meninos não possam fazer fofoca ou que as meninas não possam sair no tapa. Mas no geral, observamos com maior frequência comportamento agressivos entre meninos do que meninas, porém isso não quer dizer que a frequência de ocorrência seja maior entre o sexo masculino.
Quanto às consequências que o bullying pode acarretar. Muitos são os trabalhos que mostram uma maior sensibilidade dos meninos para eventos traumáticos e estressantes. É como se as meninas tivesse um poder maior de resiliência, sabendo lidar melhor com as situações, sem sair muito ferida delas. Isso pode ser comprovado com a mensuração do cortisol (hormônio do estresse), que, em momentos estressantes, se mostra muito mais elevado dentre os meninos, do que entre as meninas.
Por que será isso? Quer dizer que não preciso me preocupar com o bullying entre as meninas?
Motivos prováveis ainda estão sendo investigados, mas se fala muito sobre a interação do cortisol com os hormônios sexuais, podendo a testosterona ser responsável por essa "sensibilidade". Outros apontam motivos relacionado a evolução, que as mulheres não poderiam ser muito "sensíveis" a pressão social, tendo um maior "jogo de cintura" para lidar com tais situações, já que se elas se abalassem, sua prole correria risco.
A maioria dos estudos que cito apontam seus resultados a partir da média da amostra estudada. Isso quer dizer que a maioria das meninas, comparadas aos meninos, lidam melhor com o estresse. Porém, isso não quer dizer que elas nada sentem com isso. Assim, as campanhas e ações anti-bullying não devem fazer distinção entre sexos, raça, cor, credo ou origem.

2 comentários:

  1. É mais sorrateiro mesmo entre as meninas. Ele se manifesta em pequenas coisas, como numa efusividade exagerada ("amiiiiigaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!"), "felicidade" na hora de ver a amiga passando no vestibular que ela não passou...

    Tem também o seguinte caso: Tem duas meninas (Fulana e Sicrana) "disputando" um homem. Vamos supor que o cara tem olhos azuis, é sarado e é galego, mas não é muito inteligente. Suponha que a Fulana conseguiu o cara. A Sicrana, que não conseguiu, obviamente vai ficar com ódio de não ter conseguido, e quando conseguir um outro homem para ela, vai tentar ressaltar para a Fulana as qualidades do seu namorado que o namorado da Fulana não tem (por exemplo, "Adoro ele porque ele é moreno, sensual, e MUITO inteligente!")

    Mas as mulheres também podem sair no tapa também... Provavelmente você lembrou do episódio de "The Big Bang Theory" em que a Penny sai na porrada com a vizinha nova, hehehehe... Aquele é outro baita episódio!!

    ResponderExcluir
  2. Samuel, a forma mais comum do bullying dentre as meninas ainda é a fofoca e rumores depressiativos. No caso que você citou, da competição pelo mesmo garoto, o que mais observamos é intriga e rumores espalhados pela escola contra a "rival". Obviamente que a maioria das fofocas e rumores são invenções, mas até a outra provar isso, já ficou "mal falada". Quanto a esse episódio do "The Big Bang Theory", eu ainda não assisti, mas chegarei lá.

    ResponderExcluir